CÉU AZUL

Impressões de viagens, alquimia de verbos, tempo quando sobra e dá vontade. Casamento de sonho com vigília. Corpo de ser vagando pela dimensão das palavras.

Friday, November 17, 2006

New Order

Perco New Order pela segunda vez, apesar de que na primeira encontrei com a banda depois do show (que não fui) em festinha no ap do Bi em Ipanema. Era 88, Acid House na cabeça, eu tinha uns k7s com Bomb the Bass, Yazz, Coldcut, Tyree, Marshall Jefferson, coisas assim, que apliquei no soundsystem da casa e tudo ia bem naquela cobertura louca até alguma faixa do Technique começar a tocar... Os 3 New Orders (a moça eu não vi...) imediatamente pediram pra tirar... Batata então pôs Prince, e ficou assim mesmo... Fiquei impressionado com o Bernard, que olhava maniacamente pra rua em baixo, bem debruçado no parapeito... Hook e Morris enchiam Las Caras na cozinha, curtindo o calor carioca...

Os News tinham acabado de gravar Technique em Ibiza, e foi nesse verão de 88 que a House realmente conquistou a Inglaterra. Inicialmente trazida por djs como o Paul Oakenfold de Ibiza na mistureba conhecida como "Balearic beats", a House + ácida estourou em Londres em clubes como o SHOOM. Daí pra frente, a música seria totalmente diferente, pós-acid. A House se consolidaria e se diversificaria e tudo o mais... Mas justiça seja feita, o start disso foi a gravação e o lançamento do TECHNIQUE, álbum bem bacana do NEW ORDER.

---------------------------------------

Só por BLUE MONDAY o New Order já seria absolutamente obrigatório para quem curte música pop, afinal BM é o single mais lendário de todos os tempos com AQUELA CAPA. (Vi pela primeira vez na casa do Hermano, e fiquei bastante impressionado... era 82 talvez, e eu nem conhecia um disquete !!)
Mas CONFUSION também acho genial... Confusion traz o electro hip-hop das ruas de New York via produção poderosa do Arthur Baker, e os puristas, os fãs do Joy, que nem topavam muito os New Order, DE-TES-TA-RAM !
Junte-se a essas pérolas álbuns como MOVEMENT, POWER CORRUPTION AND LIES, LOW LIFE e REPUBLIC, mais as capas inesquecíveis de PETER SAVILLE e estamos diante de uma banda hiper importante na história da música pop recente.

Aaah... mas não deu pra ir, pô.... :-((